Customização: a arte que une a motocicleta às personalidades de criador e proprietário
As customizações estão se tornando importante elo econômico na cadeia das motocicletas, movimentando o setor de peças de reposição, já que na maioria dos projetos costuma-se substituir boa parte dos componentes por outros, muitas vezes de fabricantes diferentes. Do mesmo jeito as customizações têm o poder de seduzir novos motociclistas que já entram no mundo das duas rodas como proprietário de uma moto totalmente exclusiva.
O Salão Duas Rodas está engajado em apoiar o motociclismo incondicionalmente, por isto criou a Arena Customização, onde os mais importantes customizadores do Brasil colocarão em exposição, em primera-mão, suas mais novas criações e que você vai poder curti-las e, de quebra, ainda ter algumas ideias para seu projeto, caso esteja pensando em customizar sua motocicleta.
A customização está na moda e, no geral, os criadores usam toda a genialidade e criatividade para tentar reviver modelos que fizeram sucesso no passado ou marcaram época. Caso das motocicletas estilo café racer, que seduz os artistas e donos de moto que querem modificar seus modelos modernos para aproximá-los da história que conta, que os jovens londrinos nos anos 1950, saíam de um café, percorriam um percurso pré-determinado e voltavam ao ponto de partida para ver quem era o mais rápido. Para isso eles foram modificando as motos e deixando-as parecidas com as de corrida da época, semi-guidões baixos, assento tipo cockpit (com rabeta), pedaleiras recuadas e até bolhas para proteção do vento.
Na época do pós-guerra do outro lado do Oceano Atlantico, nos Estados Unidos, devido à escassez de componentes e de competitividade de suas motos (Harley-Davidson e Indian) diante das recém-chegadas europeias, os norte-americanos faziam “miséria” para melhorar suas motocicletas (tirando tudo aquilo que pudesse ser considerado peso extra e adaptando muitas peças de outras marcas), e assim ganhar velocidade e fazer suas “magrelas” gritar mais forte que as concorrentes, tentando deixar as europeias comendo poeira nos rachas e corridas de terra.
Hoje vários destes conceitos viraram moda, ganhando inclusive modelos de fábrica que remetem à diferentes épocas e que também são recriados por customizadores de todas as partes do mundo.
A qualidade e quantidade de projetos pelo mundo é enorme e no Brasil não é diferente, já temos nomes conceituados mundialmente, como Ricardo Medrano (Johnnie Wash), Joe King e Shibuya, só para falar de alguns. Nomes que provavelmente você já ouviu falar e, se não, vale a pena se programar para visitar o Salão Duas Rodas (de 19 a 24 de novembro, no São Paulo Expo), para conhecer as criações dos mais importantes e criativos customizadores do Brasil. Não dá para perder!
Ismael Baubeta é editor da Revista Motociclismo no Brasil, já passou pela redação das mais importantes publicações de motocicleta do país trabalhando e aprendendo com os melhores jornalistas/especialistas da área. Motociclista há mais de trinta anos, fez da paixão pelas motocicletas sua profissão. Escreve toda semana para o blog do Salão Duas Rodas 2019.
Leia também: